:::AERO ÁGUIA:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETORNANDO AO AEROMODELISMO

4 participantes

Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  humberto pinheiro Qui Jul 19, 2012 2:51 pm

Estou retornando ao esporte (hoje aos 53 anos); quando iniciei tinha uns 10 a 11 anos e naquela época só conhecia os produtos da Aerobrás/SP. Meu primeiro avião foi o "libélula", movido a elástico com cerca de 36 cm envergadura e asa regulável que facilitava o nivelamento/balanceamento do avião.

Fui passando gradativamente por diversos modelos em balsa, movidos a elástico (Pardal, Tico-Tico, Bem-ti-vi, Vespinha etc.), além de alguns planadores (lobinho, gafanhoto etc...). Esse processo de aprendizado se estendeu até meus 16 anos, quando consegui um paulistinha U-Control para motor 049cc (cox baby bee); fiz adaptações para a asa (construí outra), presa com elástico, suprimindo os dois tirantes de suporte da asa. Ele ficou com menos resistência aerodinâmica e voou muito bem.
Particularmente minhas montagens, entelagens, os shapes aerodinâmicos, diedros, ângulos e esquadros eram perfeitos: Sempre dei mta. atenção às instruções e detalhamentos nas plantas antes de iniciar montagens, com isto criei muita habilidade e aprendi todos os fundamentos e princípios do vôo com o que eu tinha disponível à época.
OBS: uma vantagem daquela época (1970/1980) é que a gente tinha de montar tudo por conta própria e com isso aprendia-se muito. A única coisa que me faltou foi ter montado mais aviões motorizados: parei depois do meu primeiro modelo motorizado.

Como não cheguei a voar com RC, estou pensando em retornar e aprender RC utilizando um planador com motor auxiliar elétrico: os planadores tem vôo mais lento, proporcionando a meu ver melhores condições de aprendizado, uma vez que agente tem mais tempo e reflexo para consertar os erros de manobra.
Bastaria contar com uma ajuda de quem já voa para levar o planador até certa altura e daí eu poderia praticar por minha conta. Acho que eu não teria dificuldades em retornar à prática desta maneira. funcionaria bem e sem prejuízos/perdas materiais.

Se tiver mais alguma observação ou aconselhamento será muito bem vindo.

Obrigado,

Humberto Pinheiro – B. Hte/MG
humberto pinheiro
humberto pinheiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty Re: RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  verme Dom Jul 22, 2012 10:38 am

Nossa muito legal sua historia estou muito feliz que você deseja retornar nesse hobby maravilhoso,
tenho amigos que tem uma historia muito parecida, por que nessa epoca eles falaram que era muito dificio comprar um aeromodelo ainda mais que na epoca so tinha aeros acombustão que é mais caro, e também falam que não tinha aeromodelos eletricos como hoje por causa do motor bateria pesavam muito, mais agora qualquer um pode ter um aeromodelo mais acho que é difio ter a haabilidade que você tem.
Parabéns pela iniciativa vamos te ajudar Abração > PrazerJulierme <
verme
verme

Mensagens : 651
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 26
Localização : Ponte Nova Mg

https://aeroaguia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty Re: RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  Daniel Redivo Dom Jul 22, 2012 6:46 pm

Pior que é verdade isso, no passado era mais dificil de se ter um aeromodelo, eram caros e nao era em qualquer lugar que tinha um. Mas hoje qualquer um que queira iniciar no hobby tem condiçoes boas, com pouco dinheiro, voçe consegue montar um aeromodelo simples, mesmo que seje so para voar por poucos minutos. E tambem, que em qualquer cidade tem um clube de aeromolismo que ja tem pilotos experientes para poder insina-lo a quem quiser aprende a voar. Tambem tem mais essecibilidade a comprar produtos do hobby, podendo comprar via internet ou na loja mesmo.

Seje muito bem vindo Humberto Pinheiro, qualquer duvida estamos aqui para lhe ajudar... joia
Abraços...
Daniel Redivo
Daniel Redivo

Mensagens : 269
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 27
Localização : Pato Branco - PR

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty OBRIGADO PESSOAL

Mensagem  humberto pinheiro Seg Jul 23, 2012 2:48 pm

Daniel Redivo escreveu:Pior que é verdade isso, no passado era mais dificil de se ter um aeromodelo, eram caros e nao era em qualquer lugar que tinha um. Mas hoje qualquer um que queira iniciar no hobby tem condiçoes boas, com pouco dinheiro, voçe consegue montar um aeromodelo simples, mesmo que seje so para voar por poucos minutos. E tambem, que em qualquer cidade tem um clube de aeromolismo que ja tem pilotos experientes para poder insina-lo a quem quiser aprende a voar. Tambem tem mais essecibilidade a comprar produtos do hobby, podendo comprar via internet ou na loja mesmo.

Seje muito bem vindo Humberto Pinheiro, qualquer duvida estamos aqui para lhe ajudar... joia
Abraços...

Valeu Daniel,

Como disse atualmente a coisa evoluiu muito, tem muita tecnologia em materiais e equipamentos. Antigamente não havia internet, tudo era feito em balsa, a importação era restrita e muito cara etc. (eu particularmente gosto muito de utilizar a balsa, a gente aprende muito com ela).
Obrigado, acho que a turma mais nova tambem tem muito talento..
Abraço
Humberto Pinheiro
humberto pinheiro
humberto pinheiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty Re: RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  humberto pinheiro Seg Jul 23, 2012 2:58 pm

verme escreveu:Nossa muito legal sua historia estou muito feliz que você deseja retornar nesse hobby maravilhoso,
tenho amigos que tem uma historia muito parecida, por que nessa epoca eles falaram que era muito dificio comprar um aeromodelo ainda mais que na epoca so tinha aeros acombustão que é mais caro, e também falam que não tinha aeromodelos eletricos como hoje por causa do motor bateria pesavam muito, mais agora qualquer um pode ter um aeromodelo mais acho que é difio ter a haabilidade que você tem.
Parabéns pela iniciativa vamos te ajudar Abração > PrazerJulierme <

Obrigado "Verme" pelo retorno,

Como disse para o Daniel, não havia nem a internet quando eu comecei no aeromodelismo.
Vecês mais jóvens tambem tem muito talento. Eu tive a sorte de ter tido uma oficina dentro de casa desde criança e o meu pai tambem sempre me incentivou muito, não havia essa variedade brinquedos disponíveis nas prateleiras das lojas com hoje: a gente acabava fabricando os brinquedos em casa usando a criatividade e também livros antigos que ensinavam a fazer brinquedos (carros, aviões, navios e muito mais); acho que foi por isso que eu desenvolvi habilidade manual para montar qualquer coisa.

Valeu, um abraço
Humberto Pinheiro
humberto pinheiro
humberto pinheiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty Re: RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  Farleytufao Qui Jul 26, 2012 8:44 am

Humberto, Bem vindo de volta!

Vpcê tem razão, o Aeromodelismo mudou muito do seu tempo para cá! mas essêncialmente o prazer de pilotar, trimar, pousar é sempre a mesma emoçao.

Você está atualmente em BH certo? aqui temos diversas opções nas vertentes do Aeromodelismo. tem o pessoal que voa em aeroclubes como AMA e Aeroplace, tanto aeros acrobáticos quanto escala e treinadores, Temos o Plana BH (acho que este seria o mais adequado para você já que entende mais de planadores) que nos fins de semana vai para as serras de BH e mediações pilotar seus planadores e moto-planadores. Temos aeroclubes em cidades vizinhas onde não é exigido o BRA como a antiga UBA. a unão parece não existir mais, mas a pista está lá juntamente com o seu proprietário, uma pessoa muito humilde e muito disposto a ajudar.

Com a evolução tecnológica, acabamos por ter alguns benefícios no treinamento antes do voo. podemos por exemplo usar um simulador de voo RC para aprender os comandos básicos do aeromodelo e não faze aquela confusão no ar. Temos excelentes Instrutores de voo como o Maykon Buss, e o Ricardo (acho que é este mesmo o nome dele).

Se quizer encontrar o pessoal em BH mesmo, tem ainda a opção de ir a praça do Sol, entrada para o Bairro Cabral em BH, onde todos os sábados se voam eletricos! Se lhe interessar, neste fim de semana, tem um pessoal que vai vir a Betim para fazer um voo em um local novo! acredito que somente eletricos também! você está convidado! qualquer coisa me manda um Email: farley@tremnet.com.br
Um abraçco!
Farleytufao
Farleytufao

Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

RETORNANDO AO AEROMODELISMO Empty Re: RETORNANDO AO AEROMODELISMO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos