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telemaster depron 120 de envergadura

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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Sex Dez 28, 2012 4:03 pm

ola como prometi,algumas fotos do novo modelo ,um telemaster planta do e-voo. Cavernas ,mesa dos servos e suporte bateria compensado 4mm. Obs todo colado com CA 973, ate agora tudo ok. [img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]conforme andamento posto fotos
abçs Junior
Novas fotos[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]


Última edição por Junior de Botucatu-SP em Seg Dez 31, 2012 11:20 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  verme Sex Dez 28, 2012 10:44 pm

Acompanhando, vem coisa boa por ai hehe.......
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Mensagem  Daniel Redivo Sáb Dez 29, 2012 4:58 pm

Opa, so fui ver agora a construçao... hehe
Coloca o link da planta aqui no forum para aqueles que querem fazer um telemaster, eu to esperando para fazer um tambem. xii

Esta ficando bom a contruçao, pelo jeito vai ficar muito bom esse aero. Yes

Abraços
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Mensagem  verme Dom Dez 30, 2012 7:18 pm

Também quero a planta quem sabe o proximo aero, se o seu ficar show como o scoutcessna vou me inspirar no Telemaster Também hehe
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Dom Dez 30, 2012 8:45 pm

segue link, de onde peguei a planta do telemaster,tem de ler desda primeira pagina e ir fazendo os downloads.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=89288,espero ter ajudado abçs
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Mensagem  Farleytufao Qui Jan 03, 2013 3:31 pm

Bacana o telemaster! eu estou pensando seriamente em fazer um bi-plano ou um jato... vamos ver.
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Sex Jan 04, 2013 5:15 pm

continuando com a construção
Eletronica do aposentado ugly,ja instalada
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linkagem e conjunto de cauda já fixados
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Mensagem  verme Sáb Jan 05, 2013 7:24 am

Ta ficando muito bacana, com esse motorsão não vai ser dificio acerta cg ''haha''
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Mensagem  Daniel Redivo Sáb Jan 05, 2013 7:46 am

Esta ficando legal o Telemaster. Parabens
Mas porque voçe aposentou o ugly stick ?

Abraços Very Happy
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Mensagem  Farleytufao Seg Jan 07, 2013 6:30 am

Amigo, tem uma coisa...

Parece que a asa do seu telemaster está com muita incidência positiva. Pode ser o angulo da foto que pega ele de lado, mas parece estar sim. da uma olhada e deixe bem paralela ou no máximo 1.5° de incidência positiva. senão o seu aero vai ficar com uma tendência absurda a cabrar ou dar looping.!
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Seg Jan 07, 2013 8:42 am

Farleytufao escreveu:Amigo, tem uma coisa...

Parece que a asa do seu telemaster está com muita incidência positiva. Pode ser o angulo da foto que pega ele de lado, mas parece estar sim. da uma olhada e deixe bem paralela ou no máximo 1.5° de incidência positiva. senão o seu aero vai ficar com uma tendência absurda a cabrar ou dar looping.!
Obrigado meu amigo.Mas essa asa é do scoutcessna, coloquei-a só para ter uma referencia. Vlw pela dica,vou ficar atento quando fizer a asa definitiva
Abçs Junior
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Seg Jan 07, 2013 9:31 am

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Mensagem  Farleytufao Seg Jan 07, 2013 12:06 pm

Sim Junior, mas eu não estava usando a asa como referência e sim o apoio da mesma.

O problema é que estas plantas, foram desenhadas a muito tempo, na época dos planadores e depois adaptadas para aeros a combustão e elétricos. No caso dos modelos de voo livre, tem que ter esta incidência positiva, mas pode passar despercebido...

Olhando novamente as suas fotos, lá em cima no projeto, eu vi um erro comum de acontecer, mas que não impede de voar! Pode ser também característica do aero, mas de qualquer forma, vou portar aqui para que seja entendido o problema.

Todo avião tem que ter como base, linhas de incidência. e estas linhas não são nada mais que linhas imaginárias que passam pela asa, fuselagem e estabilizador horizontal e vertical.

Usando como exemplo a foto do projeto deste tópico, tomei a liberdade para editar a mesma e postar aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A linha vermelha, representa a linha de incidência do aero, a linha cinza, representa a linha de incidência da asa e a linha azul representa a linha de incidência do estabilizador.

É primordial que estas linhas estejam paralelas umas as outras, sendo que, na asa, pode-se ter uma incidência positiva de até 1.5°. (BA levantado).

No caso da imagem acima, o estabilizador e a asa, estão paralelos, mas a fuselagem não.

Quando disse que pode ser característica do aero, o formato no qual a linha de incidência da fuselagem trabalha, o que deixaria a cauda mais acima que o meio do motor... de qualquer forma, parece que não terá problemas com ele assim!

Desculpe pela observação tão cumprida, mas acho o certo explicar o porque vi um erro, que na verdade pode ser uma característica. Bela construção! e um abraço!


Última edição por Farleytufao em Qua Jan 09, 2013 5:36 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Seg Jan 07, 2013 6:47 pm

Farleytufao escreveu:Sim Junior, mas eu não estava usando a asa como referência e sim o apoio da mesma.

O problema é que estas plantas, foram desenhadas a muito tempo, na época dos planadores e depois adaptadas para aeros a combustão e elétricos. No caso dos modelos de voo livre, tem que ter esta incidência positiva, mas pode passar despercebido...

Olhando novamente as suas fotos, lá em cima no projeto, eu vi um erro comum de acontecer, mas que não impede de voar! Pode ser também característica do aero, mas de qualquer forma, vou portar aqui para que seja entendido o problema.

Todo avião tem que ter como base, linhas de incidência. e estas linhas não são nada mais que linhas imaginárias que passam pela asa, fuselagem e estabilizador horizontal e vertical.

Usando como exemplo a foto do projeto deste tópico, tomei a liberdade para editar a mesma e postar aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A linha vermelha, representa a linha de incidência do aero, a linha cinza, representa a linha de incidência da asa e a linha azul representa a linha de incidência do estabilizador.

É primordial que estas linhas estejam paralelas umas as outras, sendo que, na asa, pode-se ter uma incidência positiva de até 1.5°. (BA levantado).

No caso da imagem acima, o estabilizador e a asa, estão paralelos, mas a fuselagem não.

Quando disse que pode ser característica do aero, o formato no qual a linha de incidência da fuselagem trabalha, o que deixaria a cauda mais acima que o meio do motor... de qualquer forma, parece que não terá problemas com ele assim!

Desculpe pela observação tão cumprida, mas acho o certo explicar o porque vi um erro, que na verdade pode ser uma característica. Bela construção! e um abraço!
Ok Farley,agradeço de coração suas criticas e sugestões aprendo muito,espero aprimorar muito com as dicas dos amigos. abraços
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Ter Jan 08, 2013 7:00 pm

Farleytufao escreveu:Sim Junior, mas eu não estava usando a asa como referência e sim o apoio da mesma.

O problema é que estas plantas, foram desenhadas a muito tempo, na época dos planadores e depois adaptadas para aeros a combustão e elétricos. No caso dos modelos de voo livre, tem que ter esta incidência positiva, mas pode passar despercebido...

Olhando novamente as suas fotos, lá em cima no projeto, eu vi um erro comum de acontecer, mas que não impede de voar! Pode ser também característica do aero, mas de qualquer forma, vou portar aqui para que seja entendido o problema.

Todo avião tem que ter como base, linhas de incidência. e estas linhas não são nada mais que linhas imaginárias que passam pela asa, fuselagem e estabilizador horizontal e vertical.

Usando como exemplo a foto do projeto deste tópico, tomei a liberdade para editar a mesma e postar aqui.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A linha vermelha, representa a linha de incidência do aero, a linha cinza, representa a linha de incidência da asa e a linha azul representa a linha de incidência do estabilizador.

É primordial que estas linhas estejam paralelas umas as outras, sendo que, na asa, pode-se ter uma incidência positiva de até 1.5°. (BA levantado).

No caso da imagem acima, o estabilizador e a asa, estão paralelos, mas a fuselagem não.

Quando disse que pode ser característica do aero, o formato no qual a linha de incidência da fuselagem trabalha, o que deixaria a cauda mais acima que o meio do motor... de qualquer forma, parece que não terá problemas com ele assim!

Desculpe pela observação tão cumprida, mas acho o certo explicar o porque vi um erro, que na verdade pode ser uma característica. Bela construção! e um abraço!
o que aconteceu com a foto?
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Mensagem  Farleytufao Qua Jan 09, 2013 5:35 am

Sei lá! vou tentar concertar aqui!
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Mensagem  Farleytufao Qua Jan 09, 2013 5:36 am

Concertado! =D
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telemaster depron 120 de envergadura Empty trem de pouso e bequilha

Mensagem  Junior de Botucatu-SP Sex Jan 11, 2013 8:51 pm

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Mensagem  Farleytufao Seg Jan 14, 2013 6:20 am

Muito bom! mas eu faria 2 mudanças ai. A primeira, é curvar a bequilha para traz seguindo o leme, assim teria uma amplitude de movimento bem maior. A segunda, eu iria abrir mais o trem de pouso principal pois assim evitaria o tombamento lateral!

Um abraço e ta ficando show!
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Mensagem  verme Seg Jan 14, 2013 6:00 pm

Muita experiencia ja consigo encherga nesse Telemaste, primeiro é que você fez um trem de pouso totalmente caseiro, e tenho algumas duvidas sobre o trem de pouso, esse é um raio de bike ou de moto ?
Você colou o trem de pouso em cima de alguma madeira ou algo assim ? se não for encomodo pode me mostrar mais detalhado seu projeto ?
Estou procurando uma solução para meus proximos aeros ou para aeros que eu fazer para algum iniciante.
O scoutcessna do Moises por exemplo o trem de pouso ficou exepicional, mais o problema é o na hora do impacto, No sabado de voou fiz um pouso um pouco forçado com muito vento e ja tinha acabado a bateria, o geito foi pousar a favor do vento, não foi muito forte o impacto e o trem de pouso quebrou.
A madeira que fixava o trem de pouso rachou, sorte que nos levamos cola quente, nos deixamos a sua bateria carregando e fomos colar o trem de pouso. Depois de tudo ok voamos de novo mais o pouso foi perfeito e mesmo assim quebrou o bedito trem DE POUSOO"!!!
Diferente do meu cessna 747 o trem de pouso tão fragio e nunca deu nenhum tipo de defeito alem de amortecer o impacto.
OBS. Estou preferindo trem de pouso de aço, que de PVC.

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Última edição por verme em Seg Jan 14, 2013 7:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção gramatica.....)
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Seg Jan 14, 2013 6:28 pm

verme escreveu:Muita experiencia ja consigo encherga nesse Telemaste, primeiro é que você fez um trem de pouso totalmente caseiro, e tenho algumas duvidas sobre o trem de pouso, esse é um raio de bike ou de moto ?
Você colou o trem de pouso em cima de alguma madeira ou algo assim ? se não for encomodo pode me mostrar mais detalhado seu projeto ?
Estou procurando uma solução para meus proximos aeros ou para aeros que eu fazer para algum iniciante.
O scoutcessna do Moises por exemplo o trem de pouso ficou exepicional, mais o problema é o na hora do impacto, No sabado de voou fiz um pouso um pouco forçado com muito vento e ja tinha acabado a bateria, o geito foi pousar a favor do vento, não foi muito forte o impacto e o trem de pouso quebrou.
A madeira que fixava o trem de pouso rachou, sorte que nos levamos cola quente, nos deixamos a sua bateria carregando e fomos colar o trem de pouso. Depois de tudo ok voamos de novo mais o pouso foi perfeito e mesmo assim quebrou o bedito trem DE POUSOO"!!!
Diferente do meu cessna 747 o trem de pouso tão fragio e nunca deu nenhum tipo de defeito alem de amortecer o impacto.
OBS. Estou preferindo trem de pouso de aço, que de PVC.

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ok obrigado pelos comentários,sim são rios de bike os mais grosso,aro 26 e esta fixado em um compensado de 4mm,colei primeiro no fundo com cola epoxi,depois fiz um corte no depron só para encaixar os raios,e cobri com epoxi, assim que puder tento colocar algum detalhe,tava com a maquina descarregada.
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Mensagem  verme Seg Jan 14, 2013 7:52 pm

Ok! não tem problema, quando a camera estiver carregada você mostra os detalhes.
Ficou muito maneiro mesmo o sistema. Tentei inslustra no paint o que eu endendi. Desculpe pelo desenho fiz as preças, se estiver algo errado me corrija segue abaixo..
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Mensagem  Junior de Botucatu-SP Seg Jan 14, 2013 7:57 pm

verme escreveu:Ok! não tem problema, quando a camera estiver carregada você mostra os detalhes.
Ficou muito maneiro mesmo o sistema. Tentei inslustra no paint o que eu endendi. Desculpe pelo desenho fiz as preças, se estiver algo errado me corrija segue abaixo..
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exatamente isso.colei uma capa de compensado por dentro do aero, junto a primeira caverna como segue na planta,mas ainda vou fazer reforço.segue link do mesmo problema do meu radio,acho que pode resolver meu dilema. nesse tópico do e-voo o cara relata o mesmo problema meu, resolveu trocando o modulo. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=925575,fica quase no fim da pagina.
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Mensagem  Farleytufao Ter Jan 15, 2013 7:54 am

Verme, se o trem de pouco quebrou e ainda rachou a madeira, pode ter certeza de uma das duas coisas. Ou o trem não foi corretamente dimensionado colocando uma madeira ou arame muito fracos ou o pouso foi muito forte.

No segundo pouso perfeito, se quebrou foi pelos mesmos motivos postados acima.

Quando um pouco é perfeito, o avião não dá impacto nenhum sobre o trem de pouso

Olhe este vídeo:
Este foi um pouso Quase perfeito, se ele deixa descer mais suave ficaria 10! mas foi um pouso para receber 9,5 com certeza!

Eu gosto de trem de pouso de arame quando o arame é de aço inóx ou mola. Raio de bicicleta usa um inox vagabundo que entorta com certa facilidade, gosto dos de PVC porque além de ficar muito bonito quando bem feito, fica mais leve e ainda dá para regular o efeito mola que ele vai fazer facilmente sem deixar ele molenga demais ou duro demais!
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Mensagem  verme Ter Jan 15, 2013 8:39 am

Sim mais como citei, no segundo pouso o trem de pouso estava colado somente com cola quente...
não tinha como substituir a madeira no local do voo, o geito foi usar cola quente para não ficar sem voar mesmo. Vou arrumar esse trem de pouso e vou colocar uma madeira melhor, ja que coloquei a madeira que achei mais leve, e mais fraca por sinal.
Valeu
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