:::AERO ÁGUIA:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

+3
Leandro Rafael
paulo
verme
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao Sáb Fev 04, 2012 6:40 am

Bem lembrado!

Existe um dispositivo chamado Slat, é similar ao flap, mas vai na no B.A da asa, ele aumenta a corda da mesma que gera mais sustentação nos pousos e decolagens. Normalmente ultilizados em aviões comerciais, podem ser móvies ou fixos como no caso dos Aviões STOL.

Se liga nos STOL! ainda faço um aeromodelo destes! xD
Farleytufao
Farleytufao

Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  paulo Qui Fev 09, 2012 4:11 pm

Muito bom Farley legal demais também ate eu quero fazer kkk
paulo
paulo

Mensagens : 74
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Saulera Qui Fev 23, 2012 7:39 am

Acrescentado um pouco mais de conhecimento....hehehe
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

S-T-O-L não tem nada a haver com “STALL” em inglês ou estol em português, STOL como diz o Wikipédia, é um acrónimo para o inglês Short Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), caracteriza o processo de decolagem de aviões sobre pista curta. Aqui no Brasil agente pronuncia os dois tipos de stols da mesma forma, STÓL. Já em inglês eles falam STÓL para o estolar e STÔL com o “O” fechado para o avião.



Obs: Texto copiado da internet... Rolling Eyes
Saulera
Saulera

Mensagens : 172
Data de inscrição : 25/01/2012
Idade : 29
Localização : Brasília de Minas-MG

https://aeroaguia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao Qui Fev 23, 2012 9:15 am

Alguém sabe qual o princípio de se usar o estabilizador horizontal dos aeros STOL invertido? ficaria grato!
Farleytufao
Farleytufao

Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  verme Qui Fev 23, 2012 9:36 am

Farley
Há várias abordagens possíveis para criar estabilidade em um avião com cauda convencional:

1) Estabilizador horizontal com perfil simétrico (mesmo que seja perfil plano) e um pouco de incidência, com CG tradicional;
2) Estabilizador horizontal com perfil assimétrico invertido, para ganhar eficiência em relação ao caso acima já que consegue-se a mesma força para baixo com menos arrasto;
3) Estabilizador com perfil assimétrico sustentador, muito usado em oldtimers e em modelos de voo livre.

Deve ter equações a respeito da coisa, mas há um pré-conceito de que o estabilizador deve empurrar a cauda para baixo.

Se este pré-conceito for deixado de lado aumentam-se ainda mais as possibilidades, mas não sei se as regras permitem.

Tem um ótimo tópico sobre isto em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=88429 , onde o Omar explica o conceito de estabilizador sustentante em voo livre, muito interessante.

No mesmo tópico o Sergio Massara faz todos os cálculos para confirmar como funciona a estabilização neste caso.

Lembrando que se estabilidade e sustentação são fatores essenciais, os modelos de voo livre e oldtimers (muitos dos quais foram projetados para voar com apenas 1 canal) sempre são ótimos exemplos.
Abs
Julierme
verme
verme

Mensagens : 651
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 26
Localização : Ponte Nova Mg

https://aeroaguia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  verme Qui Fev 23, 2012 9:44 am

Olhe esse aero , esse tipo de estabilizador é também usado em aeromodelos glows e eletricos e também é (cláro) voou livre .
Alunos do Curso de Engenharia Mecanica da UFSC participarão do Aerodesign 2011* na Embraer em São José dos Campos com estes modelos.
Teste de Voo no dia 08 de outubro realizado no Aeroclube Asas do Vale em Gaspar/SC.

* No torneio, o modelo precisa ter o mínimo de peso possível e aerotransportar a maior quantidade de peso possível.

FOTOS:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
VÍDEOS:



Abs
Julierme
verme
verme

Mensagens : 651
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 26
Localização : Ponte Nova Mg

https://aeroaguia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao Qui Fev 23, 2012 12:39 pm

Obrigado! vou dar uma olhada no link!
Farleytufao
Farleytufao

Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades. - Página 2 Empty Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos