Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
+3
Leandro Rafael
paulo
verme
7 participantes
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Bem lembrado!
Existe um dispositivo chamado Slat, é similar ao flap, mas vai na no B.A da asa, ele aumenta a corda da mesma que gera mais sustentação nos pousos e decolagens. Normalmente ultilizados em aviões comerciais, podem ser móvies ou fixos como no caso dos Aviões STOL.
Se liga nos STOL! ainda faço um aeromodelo destes! xD
Existe um dispositivo chamado Slat, é similar ao flap, mas vai na no B.A da asa, ele aumenta a corda da mesma que gera mais sustentação nos pousos e decolagens. Normalmente ultilizados em aviões comerciais, podem ser móvies ou fixos como no caso dos Aviões STOL.
Se liga nos STOL! ainda faço um aeromodelo destes! xD
Farleytufao- Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Muito bom Farley legal demais também ate eu quero fazer kkk
paulo- Mensagens : 74
Data de inscrição : 30/12/2011
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Acrescentado um pouco mais de conhecimento....hehehe
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S-T-O-L não tem nada a haver com “STALL” em inglês ou estol em português, STOL como diz o Wikipédia, é um acrónimo para o inglês Short Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), caracteriza o processo de decolagem de aviões sobre pista curta. Aqui no Brasil agente pronuncia os dois tipos de stols da mesma forma, STÓL. Já em inglês eles falam STÓL para o estolar e STÔL com o “O” fechado para o avião.
Obs: Texto copiado da internet...
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S-T-O-L não tem nada a haver com “STALL” em inglês ou estol em português, STOL como diz o Wikipédia, é um acrónimo para o inglês Short Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), caracteriza o processo de decolagem de aviões sobre pista curta. Aqui no Brasil agente pronuncia os dois tipos de stols da mesma forma, STÓL. Já em inglês eles falam STÓL para o estolar e STÔL com o “O” fechado para o avião.
Obs: Texto copiado da internet...
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Alguém sabe qual o princípio de se usar o estabilizador horizontal dos aeros STOL invertido? ficaria grato!
Farleytufao- Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Farley
Há várias abordagens possíveis para criar estabilidade em um avião com cauda convencional:
1) Estabilizador horizontal com perfil simétrico (mesmo que seja perfil plano) e um pouco de incidência, com CG tradicional;
2) Estabilizador horizontal com perfil assimétrico invertido, para ganhar eficiência em relação ao caso acima já que consegue-se a mesma força para baixo com menos arrasto;
3) Estabilizador com perfil assimétrico sustentador, muito usado em oldtimers e em modelos de voo livre.
Deve ter equações a respeito da coisa, mas há um pré-conceito de que o estabilizador deve empurrar a cauda para baixo.
Se este pré-conceito for deixado de lado aumentam-se ainda mais as possibilidades, mas não sei se as regras permitem.
Tem um ótimo tópico sobre isto em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=88429 , onde o Omar explica o conceito de estabilizador sustentante em voo livre, muito interessante.
No mesmo tópico o Sergio Massara faz todos os cálculos para confirmar como funciona a estabilização neste caso.
Lembrando que se estabilidade e sustentação são fatores essenciais, os modelos de voo livre e oldtimers (muitos dos quais foram projetados para voar com apenas 1 canal) sempre são ótimos exemplos.
Abs
Julierme
Há várias abordagens possíveis para criar estabilidade em um avião com cauda convencional:
1) Estabilizador horizontal com perfil simétrico (mesmo que seja perfil plano) e um pouco de incidência, com CG tradicional;
2) Estabilizador horizontal com perfil assimétrico invertido, para ganhar eficiência em relação ao caso acima já que consegue-se a mesma força para baixo com menos arrasto;
3) Estabilizador com perfil assimétrico sustentador, muito usado em oldtimers e em modelos de voo livre.
Deve ter equações a respeito da coisa, mas há um pré-conceito de que o estabilizador deve empurrar a cauda para baixo.
Se este pré-conceito for deixado de lado aumentam-se ainda mais as possibilidades, mas não sei se as regras permitem.
Tem um ótimo tópico sobre isto em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=88429 , onde o Omar explica o conceito de estabilizador sustentante em voo livre, muito interessante.
No mesmo tópico o Sergio Massara faz todos os cálculos para confirmar como funciona a estabilização neste caso.
Lembrando que se estabilidade e sustentação são fatores essenciais, os modelos de voo livre e oldtimers (muitos dos quais foram projetados para voar com apenas 1 canal) sempre são ótimos exemplos.
Abs
Julierme
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Olhe esse aero , esse tipo de estabilizador é também usado em aeromodelos glows e eletricos e também é (cláro) voou livre .
Alunos do Curso de Engenharia Mecanica da UFSC participarão do Aerodesign 2011* na Embraer em São José dos Campos com estes modelos.
Teste de Voo no dia 08 de outubro realizado no Aeroclube Asas do Vale em Gaspar/SC.
* No torneio, o modelo precisa ter o mínimo de peso possível e aerotransportar a maior quantidade de peso possível.
FOTOS:
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VÍDEOS:
Abs
Julierme
Alunos do Curso de Engenharia Mecanica da UFSC participarão do Aerodesign 2011* na Embraer em São José dos Campos com estes modelos.
Teste de Voo no dia 08 de outubro realizado no Aeroclube Asas do Vale em Gaspar/SC.
* No torneio, o modelo precisa ter o mínimo de peso possível e aerotransportar a maior quantidade de peso possível.
FOTOS:
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VÍDEOS:
Abs
Julierme
Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.
Obrigado! vou dar uma olhada no link!
Farleytufao- Mensagens : 425
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 40
Localização : Em algum lugar, mais precisamente em Betim - MG
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