:::AERO ÁGUIA:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radio Controle.

Ir para baixo

Radio Controle. Empty Radio Controle.

Mensagem  Daniel Redivo Dom Jun 03, 2012 3:42 pm

Radio Controle. 2h6wncn

Os transmissores de rádio podem ser FM ou AM, de 2, 3, 4 ou mais canais, simples, com mixagens ou computadorizados.Um bom começo é comprar um rádio simples de 4 canais, é barato e suficiente para muita diversão durante um bom tempo.

Se a verba for suficiente, ou como uma evolução depois de aprender a voar e conhecer melhor o hobby, um rádio de 6 canais computadorizado com mixagem e memória é excelente.

No Brasil a faixa de freqüências homologada para controle remoto são 72Mhz (para aeromodelos) e 75Mhz (para veículos de superfície - carros ou barcos), portanto quando for adquirir um equipamento, procure comprar na faixa de 72Mhz, isto te evitará muitos problemas futuros com interferência, e acidentes, além de garantir a disponibilidade de acessórios.

Modulaçâo.

Existem dois tipos básicos de modulação de rádio para modelismo: AM e FM.

Cada canal do rádio é enviado como um pulso de largura variável. Quando o canal está no mínimo a duração do pulso é de 1ms e quando o canal está no máximo é de 2ms. Entre cada pulso existe um intervalo de 1ms. Após o último canal é feita uma pausa, que indica para o receptor que os canais acabaram. Esta codificação é chamada de PPM.

Os rádios AM utilizam uma única freqüência, que é ligada ou desligada de acordo com os pulsos. É diferente do AM utilizado para transmissão de voz, onde existem níveis intermediários, portanto rádios AM para modelismo não são tão ruins quanto radinhos de pilha comuns. Como o circuito do receptor AM é menor que os FM, o receptor fora da caixa pode ser leve o suficiente para ser utilizado em aviões elétricos, dependendo do projeto.

O maior problema dos rádios AM é a compatibilidade, pois é difícil de encontrar receptores AM avulsos e principalmente microreceptores.

Os rádios FM utilizam uma freqüência quando transmitem o pulso de controle e uma freqüência diferente nas pausas. São os mais comuns para aeromodelismo, portanto recomendados se você pretende comprar vários receptores para ter vários modelos ao mesmo tempo.

Frequência.

O padrão de rádios para aeromodelismo é a faixa de 72Mhz.Dentro desta faixa existem vários canais.Isto não é tudo, verificar se tem alguém na freqüência antes de ligar o rádio é uma regra de segurança essencial, mas usar um canal que ninguém mais tem é uma segurança e conforto adicional.

Canais.

Para ter um controle preciso e ficar com os comandos no lugar correto o melhor é ter um rádio de 4 canais, ou mais. Apesar da maioria dos modelos usar apenas 3 canais, estes tipos de rádio às vezes têm os comandos em posições fora de padrão (por exemplo, profundor no stick esquerdo, que geralmente é motor). Isto deixa os controles mais confusos e menos intuitivos.

Como a diferença no preço do transmissor não é tão absurdamente grande, melhor comprar um rádio que dure mais tempo.

Mixagens.

Em alguns casos dois canais do rádio precisam acionar dois comandos em conjunto. Os exemplos mais comuns exemplos destas mixagens são a cauda em V e Elevon (usada em modelos sem cauda, em que as superfícies da asa agem como aileron e elevator).

Os primeiros modelos serão treinadores e geralmente não precisarão de mixagem. A maioria dos aviões escala também funcionarão com o rádio sem mixagem.

Se você decidir construir um modelo que precise de mixagem e o rádio não tiver esta função a opção será comprar ou fazer um mixer separado, para usar no modelo.

Memória.

Rádios computadorizados (por exemplo os Futaba 6XAS e 6EXA) entre outros recursos têm memória que permite armazenar a configuração e ajustes de diversos modelos.

Receptores.

Os receptores de rádio devem ser compatíveis com o transmissor. Os receptores AM são praticamente todos compatíveis. Para os receptores FM, basicamente existem 2 padrões, o Futaba e o JR.

Para a maioria das aplicações 4 canais é o suficiente. Se você quiser usar trem retrátil ou flaps, serão necessários 6 canais.

Alcance.

Os receptores tamanho normal geralmente têm alcance de 1500m, mas geralmente são pesados demais para modelos elétricos. Existem receptores da Berg e de outros fabricantes que têm grande alcance, pequeno peso e tamanho e boa imunidade a interferências, mas são mais caros. Para começar, um receptor da GWS é mais que o suficiente.

Os microreceptores geralmente têm alcance de até 300 metros. Na linha GWS, os mais comuns são:

R4P: Pico-receptor de 4 canais, pesa menos de 5 gramas e tem alcance de 150 metros. É o que eu uso. Apesar de 150 metros parecer pouco, é mais longe do que se pode enxergar o modelo, e a não ser que se pretenda voar planadores grandes ou modelos maiores que 1m é o suficiente.
R6N: Nano-receptor de 6 canais, pesa cerca de 8 gramas e tem alcance de 300 metros.

Radio Controle. 15gdmhl
Daniel Redivo
Daniel Redivo

Mensagens : 269
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 27
Localização : Pato Branco - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos