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Baterias falsificadas

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Mensagem  verme Sáb Jan 26, 2013 12:08 pm

Baterias falsificadas

Pessoal, aqui vai um aviso para vocês. Muito cuidado em comprar baterias de alta capacidade sobretudo em camelôs.
Colegas tem me trazido baterias Níquel Metal Hidreto ( NiMH ) de capacidade elevada - 1950, 2600 e até 3000mA - que após montado o pack e colocado no ciclador a capacidade não atinge sequer 10% da indicada no invólucro da pilha!
Recentemente um cliente achou muito caro um pack de 1800mA - 4,8 volts que eu vendo a R$80,00 e resolveu comprar uma cartela com 4 pilhas PANASONIC de 2600mA por R$25,00! Como eu cobro R$ 17,00 para montar o pack com conector original da Futaba/JR, ele achou que estava fazendo um ótimo negócio.
Resultado: Depois de 3 ciclos de carga, o máximo que o ciclador conseguiu retirar das pilhas de 2600mA foi 185mA!!!
Resultado, o pack de 1800mA dele saiu por R$122,00 !
Vejam bem, se uma pilha de NiMh de boa qualidade e com capacidade de 1800mA custa entre R$10,00 a R$16,00, dependendo do fornecedor e da quantidade comprada, como é que alguém pode imaginar que uma pilha de 2600mA vai custar R$ 6,25 ?
Outro detalhe a considerar é a garantia do produto. Se você fizer um pack com pilhas compradas num camelô e depois quebrar o avião porque uma das pilhas apresentou problema, você vai cobrar de quem?
Um pack de baterias para uso em aeromodelos, jamais deve ser feito simplesmente comprando as pilhas e montando o pack.
Afinal na melhor das hipóteses, temos um modelo simples que custa em torno de 600 reais, e que muitas vezes custamos para adquirir, e seria muito triste o quebrarmos por causa de uma bateria ruim.
E não é só isso, um modelo sem bateria é um modelo sem controle, isto é, pode atingir um automóvel ou o que é pior, uma pessoa. Aí sim os prejuizos nem poderão ser quantificados.
Como se pode ver incorremos num grande êrro escolhendo baterias apenas pelo preço. Aqui mais do que nunca " o barato pode sair muito caro!"
Para termos uma bateria confiável, necessáriamente é preciso seguir a risca os seguintes passos:

- Adquirir as células (pilhas) de um fornecedor idôneo, preferencialmente que tenha um grande volume de vendas de baterias. Isso minimizará a chance de comprarmos baterias de qualidade duvidosa uma vez que empresas grandes tem um nome a zelar no mercado e não costumam vender pilhas de baixa qualidade.
- Comprar sempre um número maior de pilhas que o necessário para poder selecionar as melhores, deixando as "menos boas" para aplicações menos críticas ( automodelos e barcos).
- Cuidados especiais na soldagem, sobretudo se as baterias forem de NiMh, irão garantir uma vida útil longa ao pack, bem como proporcionar que efetivamente ele forneça toda a carga especificada na bateria. Células que são submetidas a temperaturas elevadas tem sua vida encurtada e mesmo quando novas, tem sua capacidade diminuída.
- Ciclar no mínimo três vezes o novo pack verificando se a capacidade indicada no ciclador é igual ou superior a indicada no invólucro da pilha. Pilhas novas de boa qualidade, chegam a apresentar uma capacidade de até 20% a mais daquela especificada. Qualquer valor abaixo do especificado no invólucro da pilha após os três ciclos de carga indica que a pilha não está em boas condições.

Todos esses cuidados, somados a outros como uma boa soldagem, utilização de conectores e fios de boa qualidade ( importados ) , plástico PVC termo-retrátil para o acabamento final do pack, TEM UM CUSTO!
Devemos nos lembrar entretanto, que esse custo adicional é que nos dá a segurança de estarmos utilizando uma bateria de boa qualidade, testada e o que é mais importante feita com responsabilidade.
Muito cuidado então quando comprar baterias de alta capacidade com preços muito baixos, lembre-se que baterias boas nem sempre custam caro, mas certamente baterias muito baratas não são boas...
verme
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