Baterias falsificadas
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Baterias falsificadas
Baterias falsificadas
Pessoal, aqui vai um aviso para vocês. Muito cuidado em comprar baterias de alta capacidade sobretudo em camelôs.
Colegas tem me trazido baterias Níquel Metal Hidreto ( NiMH ) de capacidade elevada - 1950, 2600 e até 3000mA - que após montado o pack e colocado no ciclador a capacidade não atinge sequer 10% da indicada no invólucro da pilha!
Recentemente um cliente achou muito caro um pack de 1800mA - 4,8 volts que eu vendo a R$80,00 e resolveu comprar uma cartela com 4 pilhas PANASONIC de 2600mA por R$25,00! Como eu cobro R$ 17,00 para montar o pack com conector original da Futaba/JR, ele achou que estava fazendo um ótimo negócio.
Resultado: Depois de 3 ciclos de carga, o máximo que o ciclador conseguiu retirar das pilhas de 2600mA foi 185mA!!!
Resultado, o pack de 1800mA dele saiu por R$122,00 !
Vejam bem, se uma pilha de NiMh de boa qualidade e com capacidade de 1800mA custa entre R$10,00 a R$16,00, dependendo do fornecedor e da quantidade comprada, como é que alguém pode imaginar que uma pilha de 2600mA vai custar R$ 6,25 ?
Outro detalhe a considerar é a garantia do produto. Se você fizer um pack com pilhas compradas num camelô e depois quebrar o avião porque uma das pilhas apresentou problema, você vai cobrar de quem?
Um pack de baterias para uso em aeromodelos, jamais deve ser feito simplesmente comprando as pilhas e montando o pack.
Afinal na melhor das hipóteses, temos um modelo simples que custa em torno de 600 reais, e que muitas vezes custamos para adquirir, e seria muito triste o quebrarmos por causa de uma bateria ruim.
E não é só isso, um modelo sem bateria é um modelo sem controle, isto é, pode atingir um automóvel ou o que é pior, uma pessoa. Aí sim os prejuizos nem poderão ser quantificados.
Como se pode ver incorremos num grande êrro escolhendo baterias apenas pelo preço. Aqui mais do que nunca " o barato pode sair muito caro!"
Para termos uma bateria confiável, necessáriamente é preciso seguir a risca os seguintes passos:
- Adquirir as células (pilhas) de um fornecedor idôneo, preferencialmente que tenha um grande volume de vendas de baterias. Isso minimizará a chance de comprarmos baterias de qualidade duvidosa uma vez que empresas grandes tem um nome a zelar no mercado e não costumam vender pilhas de baixa qualidade.
- Comprar sempre um número maior de pilhas que o necessário para poder selecionar as melhores, deixando as "menos boas" para aplicações menos críticas ( automodelos e barcos).
- Cuidados especiais na soldagem, sobretudo se as baterias forem de NiMh, irão garantir uma vida útil longa ao pack, bem como proporcionar que efetivamente ele forneça toda a carga especificada na bateria. Células que são submetidas a temperaturas elevadas tem sua vida encurtada e mesmo quando novas, tem sua capacidade diminuída.
- Ciclar no mínimo três vezes o novo pack verificando se a capacidade indicada no ciclador é igual ou superior a indicada no invólucro da pilha. Pilhas novas de boa qualidade, chegam a apresentar uma capacidade de até 20% a mais daquela especificada. Qualquer valor abaixo do especificado no invólucro da pilha após os três ciclos de carga indica que a pilha não está em boas condições.
Todos esses cuidados, somados a outros como uma boa soldagem, utilização de conectores e fios de boa qualidade ( importados ) , plástico PVC termo-retrátil para o acabamento final do pack, TEM UM CUSTO!
Devemos nos lembrar entretanto, que esse custo adicional é que nos dá a segurança de estarmos utilizando uma bateria de boa qualidade, testada e o que é mais importante feita com responsabilidade.
Muito cuidado então quando comprar baterias de alta capacidade com preços muito baixos, lembre-se que baterias boas nem sempre custam caro, mas certamente baterias muito baratas não são boas...
Pessoal, aqui vai um aviso para vocês. Muito cuidado em comprar baterias de alta capacidade sobretudo em camelôs.
Colegas tem me trazido baterias Níquel Metal Hidreto ( NiMH ) de capacidade elevada - 1950, 2600 e até 3000mA - que após montado o pack e colocado no ciclador a capacidade não atinge sequer 10% da indicada no invólucro da pilha!
Recentemente um cliente achou muito caro um pack de 1800mA - 4,8 volts que eu vendo a R$80,00 e resolveu comprar uma cartela com 4 pilhas PANASONIC de 2600mA por R$25,00! Como eu cobro R$ 17,00 para montar o pack com conector original da Futaba/JR, ele achou que estava fazendo um ótimo negócio.
Resultado: Depois de 3 ciclos de carga, o máximo que o ciclador conseguiu retirar das pilhas de 2600mA foi 185mA!!!
Resultado, o pack de 1800mA dele saiu por R$122,00 !
Vejam bem, se uma pilha de NiMh de boa qualidade e com capacidade de 1800mA custa entre R$10,00 a R$16,00, dependendo do fornecedor e da quantidade comprada, como é que alguém pode imaginar que uma pilha de 2600mA vai custar R$ 6,25 ?
Outro detalhe a considerar é a garantia do produto. Se você fizer um pack com pilhas compradas num camelô e depois quebrar o avião porque uma das pilhas apresentou problema, você vai cobrar de quem?
Um pack de baterias para uso em aeromodelos, jamais deve ser feito simplesmente comprando as pilhas e montando o pack.
Afinal na melhor das hipóteses, temos um modelo simples que custa em torno de 600 reais, e que muitas vezes custamos para adquirir, e seria muito triste o quebrarmos por causa de uma bateria ruim.
E não é só isso, um modelo sem bateria é um modelo sem controle, isto é, pode atingir um automóvel ou o que é pior, uma pessoa. Aí sim os prejuizos nem poderão ser quantificados.
Como se pode ver incorremos num grande êrro escolhendo baterias apenas pelo preço. Aqui mais do que nunca " o barato pode sair muito caro!"
Para termos uma bateria confiável, necessáriamente é preciso seguir a risca os seguintes passos:
- Adquirir as células (pilhas) de um fornecedor idôneo, preferencialmente que tenha um grande volume de vendas de baterias. Isso minimizará a chance de comprarmos baterias de qualidade duvidosa uma vez que empresas grandes tem um nome a zelar no mercado e não costumam vender pilhas de baixa qualidade.
- Comprar sempre um número maior de pilhas que o necessário para poder selecionar as melhores, deixando as "menos boas" para aplicações menos críticas ( automodelos e barcos).
- Cuidados especiais na soldagem, sobretudo se as baterias forem de NiMh, irão garantir uma vida útil longa ao pack, bem como proporcionar que efetivamente ele forneça toda a carga especificada na bateria. Células que são submetidas a temperaturas elevadas tem sua vida encurtada e mesmo quando novas, tem sua capacidade diminuída.
- Ciclar no mínimo três vezes o novo pack verificando se a capacidade indicada no ciclador é igual ou superior a indicada no invólucro da pilha. Pilhas novas de boa qualidade, chegam a apresentar uma capacidade de até 20% a mais daquela especificada. Qualquer valor abaixo do especificado no invólucro da pilha após os três ciclos de carga indica que a pilha não está em boas condições.
Todos esses cuidados, somados a outros como uma boa soldagem, utilização de conectores e fios de boa qualidade ( importados ) , plástico PVC termo-retrátil para o acabamento final do pack, TEM UM CUSTO!
Devemos nos lembrar entretanto, que esse custo adicional é que nos dá a segurança de estarmos utilizando uma bateria de boa qualidade, testada e o que é mais importante feita com responsabilidade.
Muito cuidado então quando comprar baterias de alta capacidade com preços muito baixos, lembre-se que baterias boas nem sempre custam caro, mas certamente baterias muito baratas não são boas...
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